Prof. Ana Clara Mourão Moura

COORDENADORA
(31) 3409-8827

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Especialização em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-MG e Universidade de Bologna, Mestrado em Geografia (Organização Humana do Espaço) pela UFMG e Doutorado em Geografia (Geoprocessamento) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado da UFMG, Departamento de Urbanismo, e coordena o Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura. Tem experiência na área de Urbanismo e Geociências, com ênfase em Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficos, Representação Cartográfica, Diagnóstico Ambiental Urbano, Gestão Espacial de Patrimônio Histórico e Paisagístico. Atua principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, paisagem, patrimônio cultural, análise ambiental, análise urbana, geodesign e modelagem paramétrica territorial e da paisagem urbana. Coordenadora do grupo de pesquisa CNPq: Geoprocessamento na Gestão da Paisagem Urbana e Ambiental. É medalha do mérito cartográfico pela Sociedade Brasileira de Cartografia (Grau de Cavaleiro) e foi indicada como uma das 5 personalidades da década em Geoprocessamento (MundoGeo).

Projetos coordenados

• MPOT – Modelagem Paramétrica da Ocupação Territorial
  • Análise Espacial – Modelos de Análise Espacial por Geoprocessamento (projeto encerrado)
  • MDE – Modelo Digital de Elevação (projeto encerrado)