Cartografia digital frente ao novo olhar da paisagem

Recife, UFPE, II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. 8-11 de set 2008, p. 1 a 9. – Ano 2008

• Leite, Débora Brier – Débora Veridiana Brier Leite - Ex-Bolsista IC CNPq
  • Palavras-chave: Geoprocessamento, Quadrilátero Ferrífero, Paisagem Topográfica

O presente trabalho desenvolve uma coletânea para o Quadrilátero Ferrífero (QF), gerado através das técnicas de geoprocessamento. O QF foi escolhido por se tratar de um expressivo patrimônio cultural, referência paisagística mineira, e possuir diversas outras importâncias que esta região representa não só para Minas Gerais, como também para todo o Brasil. O objetivo é proporcionar a difusão e disponibilização de novas tecnologias da cartografia digital, com ênfase no grau de comunicação dos produtos gerados, na tentativa de aproximar a percepção do espaço representado e o espaço percebido do espaço real, ao mesmo tempo em que desperta um novo olhar para a paisagem do QF. Estimular esse novo olhar para a paisagem se torna necessário para que haja mudanças na forma de agir e interferir no espaço. Antes de qualquer intervenção, é preciso conhecer. Assim a cartografia digital desempenha um papel importante frente a esse novo olhar, uma vez que é um recurso que possibilita representar, interpretar e contemplar de diversas formas o espaço. A relevância da coletânea consiste no fato em que esta foi embasada nas reflexões a cerca dos resultados da pesquisa que desenvolvemos recentemente, na qual se buscou otimizar os recursos digitais de representações cartográficas/topográficas, a partir da percepção espacial do usuário.

This work is a collection for the Quadrilátero Ferrífero (QF), generated through the techniques of geoprocessing. The QF was chosen because it is a significant cultural heritage, landscape reference of Minas Gerais, and has several other sums that this region is, not only to the state, but also for the whole Brazil. The purpose is to provide the spread and availability of new technologies of digital mapping, with emphasis on the degree of communication products generated in the attempt to bring the perception of space and space represented to the real area, at the same time that awakens a new look to the landscape of the QF. Encouraging this new look at the landscape becomes necessary for there to be changes in the way of action and interfere in space. Before any intervention, need to knowledge. Once the digital mapping plays an important role in the face of this new look, since it is a feature that allows represent, interpret and contemplate the space by various forms. The relevance of the collection consists in the fact that it was well-founded in the reflections about the search results that we have recently developed, which aims to optimize the resources of digital cartographic and topographic representations, from the spatial perception of the user.

Débora Veridiana Brier Leite
    Ex-Bolsista IC CNPq