Aplicação do modelo de Polígonos de Voronoi em estudos de áreas de influência de escolas públicas: estudo de caso em Ouro Preto – MG

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, ABER. v. 3, no. 2, 2009. – Ano 2009

Autores desta publicação

  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • Palavras-chave: Geoprocessamento, SIG, Análise Espacial

Baixar uma cópia desta publicação

Documento no formato PDF
Formato do arquivo: Documento Adobe PDF
Tamanho do download: 856,02 KB
Licença: http://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/55

Resumo da publicação

link para artigo:
http://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/55

O artigo apresenta estudo de caso de aplicação do modelo de Polígono de Voronoi para áreas de influência de escolas públicas em Ouro Preto - MG como motivação para a discussão metodológica de aplicação da técnica como um apoio a estudos ambientais e urbanos que tenham como objetivo verificar a construção de potenciais espaciais e área de influência de fenômenos. Explora as técnicas de Polígonos de Voronoi, sobretudo o modelo complexo, e das Análises de Multicritérios. O estudo descreve os processos de tratamento de dados para se compor planos de informação que tornam possível a pesquisa em análises urbanas. Aborda como lidar com informações matriciais para a combinação de variáveis. Apresenta um estudo de caso de organização e montagem de Sistema de Informações Geográfico. Apresenta os procedimentos de Polígono de Voronoi e Análise de Multicritérios com o objetivo de dar apoio à construção de cenários de fenômenos.

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA