Estudo de conflitos de interesse ambiental e antrópico na ocupação da paisagem do Quadrilátero Ferrífero com o uso de geotecnologias, imagens RapidEye e DEM ASTER.

XXV Congresso Brasileiro de Cartografia - Curitiba - PR - Brasil, 21 a 24 de agosto de 2011. p. 601-609. – Ano 2011

O estudo aborda a caracterização da paisagem do Quadrilátero Ferrífero, local de paisagens expressivas que dão unicidade e identidade para o estado de Minas Gerais, com o objetivo de identificação dos conflitos de interesse entre a ocupação antrópica do território e as áreas prioritárias de proteção ambiental. Compõe parte dos projetos desenvolvidos no Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da UFMG, cujo objetivo maior é a caracterização da evolução da ocupação urbana na paisagem do Quadrilátero Ferrífero com vistas a dar apoio a aplicações em planejamento municipal e gestão da paisagem. Foram exploradas metodologias de mapeamento de cursos d’água através de imagens ASTER em sua composição de DEM pelo processo de construção de grade de acumulação de fluxo hídrico e testes de aplicação de diferentes limiares de definição de valores para a identificação de cursos hídricos. Uma vez construído o modelo hidrológico pelo DEM foram recortadas sub-bacias para que, a partir delas, fossem delimitados os topos de morro. Também a partir dos dados da imagem ASTER foi construído o mapa de declividades que ressalta as áreas de restrição à ocupação segundo o CONAMA (2002 e 2006) e a Lei 6766/79 (parcelamento do solo urbano). Foi realizado trabalho de classificação de imagens de satélite RAPIDEYE para a região, com vistas a identificar áreas de solo exposto, de ocupação urbana e de cobertura vegetal. Realizados os estudos descritos, o conjunto de dados foi combinado por análise de multicritérios, com o objetivo de construir o mapa de identificação das áreas de maior valor ambiental e de paisagem. O mapa foi cotejado com a ocorrência da ocupação antrópica do território para, finalmente, serem identificados os conflitos de interesses.

The study deals with the characterization of Quadrilátero Ferrífero Landscape, a place of expressive natural beauty that gives unicity and identity to the heart of Minas Gerais, with the goal of identifying conflicts of interest between the human occupation of the territory and the priority areas of environmental protection. Composed of the projects from the Laboratory of GIS, School of Architecture at UFMG, whose major objective is to characterize the evolution of urban settlement in the landscape of Quadrilátero Ferrífero. There were explored methods for mapping streams through ASTER images in the composition of the DEM for the construction of grid flow accumulation of water, as well as the development of tests for the application of different thresholds definition of values for the identification of water resources. Once built the model by the DEM hydrologic sub-basins were cut so that from them, were limited to the hilltop. Also from the data of ASTER image was constructed slope map that highlights according to precepts of CONAMA resolutions (2002 and 2006) and Law 6766/79 governing the subdivision of urban land. Was carried out significant work for the classification of satellite image RapidEye to the region, with a view to identifying areas of exposed soil, occupation and urban land uses. The RapidEye image classification, supervised by digital procedure was carried out to compare the results of applying different techniques to measure the time involved in each procedure. Conducted the studies described, the data set was matched by multicriteria analysis in order to build the map identifying areas of highest environmental and landscape. This map has been compared to the occurrence of human occupation of the territory to finally be identified conflicts of interest.

Laila Faria de Oliveira
    Ex-Bolsista IC CNPq