GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica) – Ano 2018

• Magalhães, Danilo M. – Prof. Danilo Marques de Magalhães - Professor, Aluno de Doutorado
  • Palavras-chave: VANT, Reconstrução 3D, CityGML, Nuvem de Pontos, Igreja da Pampulha

A utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para captura de dados espaciais e reconstrução 3D tem sido crescente nos últimos anos e têm proporcionado maior agilidade na produção e visualização, redução de custos e simplificação das etapas de captura e processamento de dados. Estudos vêm sendo elaborados para testar a qualidade dos equipamentos e acurácia dos dados gerados em diferentes situações. Nesse sentido, este estudo buscou avaliar a acurácia de um modelo tridimensional de uma edificação frente aos padrões estabelecidos pelo CityGML da OCG (2012) gerado por um micro VANT da linha Consumidor. Foi gerado um modelo tridimensional para a Igreja São Francisco de Assis, localizada na região da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil. Essa edificação integra o conjunto de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer que receberam o título de patrimônio cultural da humanidade concedido pela UNESCO. O modelo tridimensional gerado a partir de imagens coletadas pelo VANT foi medido e comparado com o projeto original da igreja. O resultado mostra que o produto atende ao Nível de Detalhe-3 (LOD3) indicado pela OGC, o que comprova que tal metodologia pode ser aplicada para reconstrução 3D de edificações com grau de detalhamento.

Magalhães, Danilo Marques; Moura, Ana Clara M. Avaliação da acurácia do modelo tridimensional de uma edificação gerado por um micro VANT. GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica). Luján, Año 10, Número especial, 2018, Sección I: Artículos. pp. 75-100.

Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/79758e_35f7e2abec4346bebdbd7b513a60c514.pdf

The use of Unmanned Aerial Vehicles (UAV) for spatial data capture and 3D reconstruction has been increasing in recent years and has provided greater agility in production, visualization, cost reduction and simplification the steps of spatial data capture and processing. Researches have been developed to test the quality of the equipment and accuracy of the data generated in different situations. In this sense, this study sought evaluate the accuracy of a three-dimensional model of a building in front of the standards established by the CityGML of the OCG (2012) generated by a Consumer micro UAV. A three-dimensional model was generated for the São Francisco de Assis Church, located in Pampulha region, Belo Horizonte, Brazil. This building integrates the set of works designed by the architect Oscar Niemeyer that received the title of cultural patrimony of humanity granted by UNESCO. The three-dimensional model was generated from images collected by the UAV after measured and compared to the original church design. The result shows that the product reached the Level of Detail-3 (LOD3) indicated by the OGC, which proves that such methodology can be applied for 3D reconstruction of buildings with high level of detail.

Prof. Danilo Marques de Magalhães
    Professor, Aluno de Doutorado