Minecraft como ferramenta de visualização e interpretação da paisagem de interesse para a geodiversidade de Minas Gerais - MG

Revista de Geografia (Recife) – Ano 2018

Autores desta publicação

  • SENA, Ítalo S. – Ítalo Sousa de Sena - Aluno de Doutorado
  • FONSECA, Bráulio M. – Prof. Bráulio Magalhães Fonseca - Professor e Pesquisador Geodesign
  • ANDRADE, Bruno – Bruno Amaral de Andrade - Bolsista de Doutorado
  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • Palavras-chave: Geogames, Minecraft, Gestão da Paisagem

Baixar uma cópia desta publicação

Documento no formato PDF
Formato do arquivo: Documento Adobe PDF
Tamanho do download: 782,62 KB

Resumo da publicação

A paisagem é composta por uma série de fenômenos e estruturas que se relacionam a partir da troca de energia e matéria. A geodiversidade compõe a porção abiótica deste sistema, dando suporte à vida e às atividades antrópicas. Compreender esta relação possibilita que possamos interagir com a paisagem de forma mais coesa, considerando suas singularidades e seus valores patrimoniais, tal como ocorre com o patrimônio geomorfológico. Esta pesquisa teve como foco a decodificação destes valores paisagísticos sob a ótica da geomorfologia, utilizando o geogame Minecraft, a fim de favorecer a construção de mapas mentais a partir do aprendizado baseado em jogos. A representação da paisagem de forma virtual possibilita decompô-la, evidenciando as parcelas de interesse que a compõe, contribuindo para a percepção dos valores a ela associados. Para tal, foi proposto um roteiro virtual pelas paisagens da Serra do Caraça, Carste de Lagoa Santa e Serra da Canastra a partir do jogo Minecraft.

Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/238210/30039

Como citar: Sena, Ítalo S., Fonseca, Bráulio M., Andrade, Bruno, Moura, Ana Clara M. Minecraft como ferramenta de visualização e interpretação da paisagem de interesse para a geodiversidade de Minas Gerais - MG. Revista de Geografia (Recife), v. 35, n. 4, 2018, p. 120-130.

Abstract (english text)

The landscape is composed by a serie of phenomena and structures that are related from the exchange of energy and matter. Geodiversity composes the abiotic portion of this system, supporting life and human activities. Understanding this relationship allows us to interact with the landscape in a more cohesive way, considering its singularities and heritage values, as is the case with geomorphological heritage. This research focused on the decoding of these landscape values from the viewpoint of geomorphology, using geogame Minecraft, in order to favor the construction of mental maps based on game-based learning. The representation of the landscape in a virtual way makes it possible to decompose it, showing the plots of interest that compose it, contributing to the perception of the values associated with it. For this purpose, a virtual itinerary was proposed for the landscapes of Serra do Caraça, Lagoa Santa Karst and Serra da Canastra using the game Minecraft.

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA
  • Prof. Bráulio Magalhães Fonseca
    Prof. Bráulio Magalhães Fonseca
    Professor e Pesquisador Geodesign
  • Bruno Amaral de Andrade
    Bruno Amaral de Andrade
    Bolsista de Doutorado
  • Ítalo Sousa de Sena
    Ítalo Sousa de Sena
    Aluno de Doutorado