Participação pública e potencialidade de locais: inovações de Modelos de Avaliação

GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica) – Ano 2018

• Haddad, Mônica Amaral – Profa. Mônica Amaral Haddad - Professor, Pesquisadora Proj. Geodesign
  • Xavier, Flávia Vieira
  • Yuwen, Hou
  • Palavras-chave: Programas de Compartilhamento de Bicicletas, Geodesign, Modelos de Avaliação, Análise Espacial, Participação Pública

Neste artigo nós apresentamos um estudo de caso onde os modelos de avaliação da abordagem de Carl Steinitz para o Geodesign são colocados em prática. A metodologia proposta pode ser aplicada em outros estudos sobre potencialidades de locais. O modelo de avaliação é usado para identificar locais potenciais para estações de bicicletas na cidade universitária de Ames, incluindo o campus da Universidade do Estado de Iowa (ISU). Primeiro, uma análise espacial foi elaborada por profissionais de tecnologias de informação utilizando camadas espaciais baseadas na literatura, e produzindo um mapa com ranqueamento de opções. Segundo, questionários foram enviados para as pessoas do lugar para entendermos suas prioridades, resultando em dois distintos mapas com locais potenciais para as estações (para residentes de Ames e para estudantes da ISU). Uma combinação destes três mapas pode gerar uma mapa final, representando um modelo de avaliação onde a participação pública é associada à análise espacial. Futuramente, o resultado desta metodologia pode ser discutido também com profissionais de projeto e profissionais das ciências geográficas, para completar mais uma interação de modelo de avaliação.

Mônica Amaral Haddad, Mônica Amaral, Xavier, Flávia Vieira, Hou, Yuwen. Participação pública e potencialidade de locais: inovações de modelos de avaliação. GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica). Luján, Año 10, Número especial, 2018, Sección I: Artículos. pp. 153-165.

Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/79758e_5a2115399519490b8d4ee31d2e76d96a.pdf

In this article we present a case study using the evaluation model of Carl Steinitz Geodesign framework. The evaluation model is used to identify suitable sites for bike stations for a bike share program in Ames, a college town where Iowa State University (ISU) is located. The proposed methodology can be applied to other site suitability analysis. First, we, the professionals of information technology, developed some spatial analysis using an overlay of layers, identified based on a literature review, and produced a map with some site options for the bike stations. Second, a survey questionnaire was sent by mail to Ames residents, and by Survey Monkey to ISU students. Their responses were combined in two different maps displaying suitable sites for bike stations. An overlay of these three maps can be made to represent the evaluation model in which public participation is combined with results from spatial analysis. In the future, the result of this methodology can also be discussed with geographic science and project professionals to complete one more interaction in the evaluation model.

Profa. Mônica Amaral Haddad
    Professor, Pesquisadora Proj. Geodesign