Visual-driven como suporte à decisão em Análise de Multicritérios: simulação de pesos das variáveis na produção de Modelos de Avaliação

GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica) – Ano 2018

Autores desta publicação

Resumo da publicação

O visual-driven é um método computacional que permite que informações de diferentes naturezas sejam visualizadas graficamente, permitindo ao usuário fácil leitura do resultado da interação das variáveis de um modelo como suporte à construção de opiniões. Este recurso é especialmente interessante em trabalhos colaborativos como o Geodesign em que se deseja uma participação efetiva do público, pois viabiliza que técnicos e leigos compreendam, manipulem e validem modelos de avaliação que servem como suporte para tomada de decisões. Para se viabilizar tal técnica é possível utilizar Sistemas de Informação Geográfica e mais recentemente softwares de Modelagem Paramétrica. Defende-se o uso dos aplicativos de Modelagem Paramétrica, pois nestes as variáveis são tratadas como atributos dinâmicos passíveis de alteração pelo usuário que obtém em tempo real as simulações como base para suas decisões propositivas.

Como citar:
Moura, Ana Clara Mourão; Motta, Silvio Romero Fonseca; Santos, Lucas Saliba; Souza, Guilherme Tavares Muzzi. Visual-driven como suporte à decisão em Análise de Multicritérios: simulação de pesos das variáveis na produção de Modelos de Avaliação. GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica). Luján, Año 10, Número especial, 2018, Sección I: Artículos. pp. 209-235.

Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/79758e_72faa4e3b6504262ae8a54662ddc9d09.pdf

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA
  • Lucas Saliba Santos
    Lucas Saliba Santos
    Ex-Aluno de Mestrado
  • Prof. Silvio Romero Fonseca Motta
    Prof. Silvio Romero Fonseca Motta
    Professor, Pesquisador Geodesign MP
  • Guilherme Tavares Muzzi de Souza
    Guilherme Tavares Muzzi de Souza
    Estudante PUCMinas, colaborador pesquisa