GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica) – Ano 2018

• Ribeiro, Suellen R. – Suellen Roquete Ribeiro - Pesquisadora Convidada
  • BENEVIDES, Caroline Câmara
  • Palavras-chave: Geodesign, SIG 3D, Cartografia Dinâmica, CityEngine, ViconSaga

A representação do território sempre foi um desafio aos processos de planejamento e gestão da paisagem. Com a evolução das capacidades de representação e a necessidade do envolvimento de diferentes atores no processo de decisões, a participação cidadã é um objetivo a ser alcançado. A tecnologia de representação e de geoinformação se tornam cada vez mais eficazes atendendo às demandas para os processos sociais. Identificando o potencial apresentado pelo SIG dinâmico, que permite alterar parâmetros das variáveis e se obter, a cada mudança, uma nova resposta, e pelo SIG 3D, que pode ser empregado tanto para construir uma representação da realidade existente, como para simular uma representação de condições a serem alcançadas. O presente estudo de caso descreve o uso do SIG 3D, em cartografia dinâmica e Modelagem Paramétrica como suporte à visualização de propostas de Geodesign. Através do estudo de caso do Geodesign Pampulha, para o qual foram elaboradas regras para representação tridimensional da realidade existente segundo parcelas territoriais e para simbolização das propostas de Geodesign, o estudo testa e avalia o efeito dos modos de visualização aplicados. Discute ainda, os efeitos obtidos de ampliação de compreensão por parte dos usuários.

Moura, Ana Clara M.; Ribeiro, Suellen Roquete; Benevides, Caroline Câmara. Visualização em SIG 3D como suporte a processos de Geodesign: escolha de Semiologia Gráfica para a conexão entre realidade e representação. GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica). Luján, Año 10, Número especial, 2018, Sección I: Artículos. pp. 23-48.

Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/79758e_4a3180b715ef4ee4a0892a115aa4bd83.pdf

The representation of the territory has always been a challenge to the processes of landscape planning and management. Due to the development of representation capabilities and the increasing need of involving different actors in the decision-making process, citizen participation is a goal to be achieved. Representation and geoinformation technologies are becoming even more efficient as they meet the demands of social processes. Identifying the potential of dynamic GIS, which allows the change in the variable parameters and the achievement of a new response for each variation, and 3D GIS, which can be used both to build a representation of the existing reality and to simulate a condition to be achieved, the present case study describes the use of 3D GIS, in dynamic cartography and parametric modeling, as a support to the visualization of Geodesign proposals. It presents the case study of Pampulha Geodesign analyzing and evaluating its visualization means, which were elaborated for tridimensional representation of the existing reality following the territorial rules of parcels and symbolization of Geodesign proposals in 3D. It also discusses the effects of the increase in user comprehension.

Suellen Roquete Ribeiro
    Pesquisadora Convidada