Programa de Pós-Graduação em Geografia, IGC-UFMG – Ano 2020

Autores desta publicação

• SANTOS, Lucas Saliba – Lucas Saliba Santos - Ex-Aluno de Mestrado
  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • Palavras-chave: Poluição sonora, Processo decisório por critério múltiplo, Planejamento urbano

Resumo da publicação

O crescimento das cidades e da vida urbana no mundo resulta em fenômenos de espalhamento da malha urbana ou da densificação da ocupação, ambos resultando em demandas por novos espaços coletivos e individuais, serviços, infraestruturas de transporte e produção. Contudo, a oferta de condições de serviços e facilidades cria também impactos em vários aspectos do habitat urbano, em especial à paisagem sonora. Cabe aos planejadores urbanos e às administrações públicas criarem planos para a ocupação ordenada e tentar mitigar os efeitos colaterais negativos do crescimento das cidades, a fim de promover a elevação dos índices de qualidade de vida da população. A poluição sonora aparece como um dos principais problemas urbanos a serem enfrentados em ambientes que acumulam fontes de ruído tais como trânsito de veículos, atividades industriais e até mesmo atividades de lazer. Todavia, a identificação de todas as fontes geradoras de ruído e seus níveis de perturbação é complexa, dispendiosa e demanda a utilização de equipamentos específicos que podem tornar o mapeamento da paisagem sonora muito caro. Para que haja equilíbrio entre a necessidade da ação e as condições de ação cabe, muitas vezes, apoiar o levantamento de dados de modo expedito, para que já se comece a atuar na mitigação do problema. Neste trabalho procurou-se mapear as áreas mais propensas aos impactos da poluição sonora através de variáveis proxy, ou seja, que têm a função de substituir uma variável que seja de difícil mensuração, tais como os níveis sonoros. Utilizou-se também a simulação do ruído de tráfego através modelos já estruturados e reconhecidos pela literatura para verificação da compatibilidade de uso do solo com os níveis de ruído aproximados para aquelas áreas a fim de se criar diretrizes para o planejamento acústico das cidades. A contribuição da dissertação é um esquema metodológico. Para demonstração da proposta metodológica foi escolhido como estudo de caso a área delimitada pelo Avenida do Contorno em Belo Horizonte, reconhecida como a área projetada como cidade positivista, justificada pela homogeneidade espacial representada pela largura de vias, dimensões de lotes e quadras, o que facilitou avaliações de comparação e julgamento do comportamento das variáveis. Como resultado se coloca um roteiro metodológico de caracterização e análise da paisagem sonora que pode ser assumida como base para planejamento urbano e revisão de modos de ocupação e parâmetros urbanísticos.

Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/36590

Como citar: SANTOS, Lucas Saliba. Metodologia de caracterização e análise da poluição sonora para fins de planejamento urbano. Dissertação de Mestraado - Programa de Pós-Graduação em Geografia, IGC-UFMG, 2020. Orientação Prof.a Ana Clara Mourão Moura.

Autores do laboratório

Prof. Ana Clara Mourão Moura