Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero – Ano 2022

• MELLO, Tiago Augusto G. – Tiago Augusto Gonçalves Mello - Ex-Bolsista IC-CNPq
  • MORAIS, Camila F. – Camila Fernandes de Morais - Aluna de Mestrado
  • Palavras-chave: Planejamento com Base no Clima; Unidades de Paisagem; Clima; Quadrilátero Ferrífero

O enfrentamento dos desafios impostos pela crise climática demanda esforços e ações estratégicas de diversas frentes e grupos sociais. Representar e analisar padrões de comportamento climático por meio do uso de geotecnologias e, a partir disso, propor recomendações amparadas pela perspectiva ambiental, é um caminho possível apresentado nesse trabalho. A região do Quadrilátero Ferrífero foi utilizada como objeto de estudo em função de sua relevância do ponto de vista socioambiental, econômico e cultural. Foi elaborado um Mapa Regional de Análises Climáticas para a apreensão da relação entre as variáveis ambientais, e um Mapa de Recomendações ao Planejamento Climático para fomentar o debate acerca de possíveis ações a serem tomadas. Sendo as cidades áreas alvo de interesse específico de atuação, em virtude do impacto das questões ambientais na vida cotidiana, foi proposta uma coleção de parâmetros e projetos para a escala urbana associados aos conceitos de Infraestrutura Verde e Serviços Ecossistêmicos. Foi utilizada a regional administrativa Centro-Sul de Belo Horizonte como recorte dentro do Quadrilátero Ferrífero, apenas para fins de ilustração, mas os parâmetros propostos são aplicáveis aos demais núcleos urbanos da área. A escolha do recorte se justifica em decorrência de sua consolidação urbana e com vistas à possibilidade de reprodutibilidade e escalabilidade para os demais contextos municipais da região.

MELLO, Tiago A. G.; MORAIS, Camila F.; MOURA, Ana Clara M. Geoprocessamento e planejamento regional e urbano com base no clima no Quadrilátero Ferrífero. In.: MOURA, Ana Clara M. (Org.). Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 221-249. DOI: 10.51795/9786526500675

Disponível em:

Camila Fernandes de Morais