Unidades de Paisagem de Serviços Geossistêmicos do Quadrilátero Ferrífero

Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero – Ano 2022

• SENA, Ítalo S. – Ítalo Sousa de Sena - Pesquisador GeoGames
  • MAGALHÃES, Danilo Marques – Prof. Danilo Marques de Magalhães - Professor, Aluno de Doutorado
  • Palavras-chave: Serviços Geossistêmicos; Quadrilátero Ferrífero; Unidades de Paisagem Geossistêmicas

A geodiversidade é parte fundamental da constituição de uma determinada paisagem. Os elementos e processos associados à geodiversidade formaram as bases para o estabelecimento de sociedades ao longo do desenvolvimento da civilização humana. Na história da ocupação do Quadrilátero Ferrífero a geodiversidade teve papel central na constituição de uma paisagem cultural associada ao histórico uso dos serviços geossistêmicos daquele recorte. No entanto, a disponibilidade e uso dos serviços geossistêmicos varia no território, constituindo unidades homogêneas com identidades associadas aos elementos que a constituem e suas formas de utilização. Neste capítulo é apresentada a identificação dos serviços geossistêmicos e seus usos para o Quadrilátero Ferrífero. Para a definição das unidades de paisagem geossistêmicas foi usada como referência a abordagem italiana, uma vez que o país é referência na construção de normativas de gestão da paisagem, considerando fatores invariantes e as naturais transformações, aliando preservação e necessidades sociais e econômicas. Foram identificados cinco grupos de unidades de paisagem do ponto de vista geossistêmico, totalizando 16 subunidades.

Como citar:
SENA, Ítalo S.; MAGALHÃES, Danilo M. Unidades de Paisagem de Serviços Geossistêmicos do Quadrilátero Ferrífero. In.: MOURA, Ana Clara M. (Org.). Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 167-196. DOI: 10.51795/9786526500675

Disponível em:

Prof. Danilo Marques de Magalhães