Escuta cidadã com crianças para planejar a cidade: tecnologias de VGI e Geodesign

Anais do Seminário Internacional PROJETAR – Ano 2023

Autores desta publicação

  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • BARROS, Paula – Profa. Paula Barros - Professora, Pesquisadora Mobilidade
  • ROSA, Ashiley A. – Ashiley Adelaide Rosa - Aluna de Doutorado
  • Palavras-chave: Mobilidade Infantil; Planejamento com Crianças;Tecnologia de Geoinformação

Baixar uma cópia desta publicação

Documento no formato PDF
Formato do arquivo: Documento Adobe PDF
Tamanho do download: 1,936 MB

Resumo da publicação

O trabalho aborda a mobilidade infantil ativa e apresenta uma das etapas metodológicas no emprego de tecnologia de geoinformação. Aplicou métodos cuja associação geográfica da informação é uma condição, favorecendo que as crianças participantes refletissem sobre os valores positivos e os desafios negativos de circular e vivenciar a cidade, sob a perspectiva territorial. É ilustrada por um estudo de caso de uma das escolas onde as crianças passaram pelas etapas de mapeamento voluntariado VGI (Volunteered Geographic Information), definição de importância de conjunto de variáveis por consulta e identificação de opiniões, cocriação de ideias por Geodesign, oficina artística de desenho. A partir das opiniões das crianças sobre as variáveis de maior importância, o corpo técnico da pesquisa elaborou mapas síntese, com o uso de geoprocessamento, com base na Análise de Multicritérios para apresentar a distribuição hierárquica de áreas de maior potencialidade ou vulnerabilidade à mobilidade ativa e vivenciamento urbano pelas crianças.

Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/projetar2023/650921-escuta-cidada-com-criancas-para-planejar-a-cidade--tecnologias-de-vgi-e-geodesign/

Como citar: MOURA, Ana Clara Mourão; BARROS, Paula; ROSA, Ashiley. ESCUTA CIDADÃ COM CRIANÇAS PARA PLANEJAR A CIDADE: TECNOLOGIAS DE VGI E GEODESIGN.. In: Anais do Seminário Internacional PROJETAR: Projetar para quem? Projetar para quê? Projetar como?. Anais...João Pessoa(PB) Espaço Cultural José Lins do Rego, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/projetar2023/650921-ESCUTA-CIDADA-COM-CRIANCAS-PARA-PLANEJAR-A-CIDADE--TECNOLOGIAS-DE-VGI-E-GEODESIGN.

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA
  • Ashiley Adelaide Rosa
    Ashiley Adelaide Rosa
    Aluna de Doutorado
  • Profa. Paula Barros
    Profa. Paula Barros
    Professora, Pesquisadora Mobilidade