Estudo da Distribuição Espacial de Parasitoses e Condições de Saneamento para o Município de Ouro Preto/MG, com o apoio do Geoprocessamento

Dissertação (Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais – Ano 2008

Autores desta publicação

• FONSECA, Elivelton da Silva

Resumo da publicação

Orientação: Ana Clara Mourão Moura.
Link: www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/MPBB-7DJP8E

O processo saúde-enfermidade vem se apoiando em técnicas de gestão ambiental que mostrem acertadamente onde intervir e como os mecanismos de contágio das doenças se alocam no ambiente. Mergulhamos na interface da saúde com a diversidade de informações fornecidas pelo contexto de Ouro Preto para atingirmos nosso enfoque, que é a população que demanda exames para o SUS e particulares, e atingir a análise no nível de domicílio, das ocorrências das enteroparasitas.O objetivo geral do trabalho é Compreender, dentro da ótica espacial, as relações existentes entre a distribuição de enteroparasitores de veiculação hídrica e por solos contaminados e as condições sócio-ambientais da cidade, através do uso de recursos de Geoprocessamento.Para atingirmos este objetivo se faz necessário o uso de ferramentas de estatística, geoestatística e Geoprocessamento na construção do perfil de análise. O conjunto de dados analisado vem de coletas de exames do Lapac-UFOP, dados de infra-estrutura por domicílios coletados pelo LEPI-UFOP e SMS-OP e a base de dados do censo 2000 do IBGE.A primeira etapa metodológica foi a elaboração da base cartográfica e o tratamento da base de dados alfanumérica, para cruzamento em plataforma SIG. Realizamos uma junção dos dados de exames com os dados de infra-estrutura por domicílios através do processo de geocodificação dos endereços.O tratamento dos dados de infra-estrutura de saneamento por setor censitário foi realizado através de conversões vetor/raster. No caso de dados de exames, trabalhados na escala de domicílios, realizamos a análise espacial com suporte na estatística de kernel. Ambas as bases foram cruzadas na metodologia da Árvore de Decisões, visando compreender a relação espacial das variáveis. As camadas de informação geradas foram cruzadas resultando na correlação espacial das variáveis de saneamento e sócio-espaciais com a parasitose.Analisando fotos da área urbana também construímos um mapa mental croquizado, no qual destacamos as tipologias de ocupação do espaço da cidade, agrupadas unidades territoriais a partir de características comuns, para que o leitor se insira no reconhecimento da paisagem. Esta construção nos auxiliou na interpretação dos resultados e auxilia o leitor das informações impressas no espaço.Através da discussão dos resultados obtivemos subsídios para indicar as principais áreas com prioridade de intervenção que são: Morro Santana, Morro da Queimada, Antonio Dias, áreas de ocupação mais recente. Bairros como o Centro e o Pilar possuem menor prioridade de intervenções.Através dos resultados das varreduras espaciais constatamos a forte correlação entre a ocorrência de enteroparasitoses e escolaridade, renda, concentração de pessoas no setor, infra-estrutura de esgoto. Fraca correlação espacial foi observada da infra-estrutura de lixo com as parasitoses, e com o abastecimento de água. Com a infra-estrutura de saneamento (água, lixo e esgotamento) observamos uma correlação significativa.Como conclusão do trabalho, destacamos a grande possibilidade do gestor de saúde de Ouro Preto investir no potencial que são os agentes de saúde, em trabalhos descentralizados, utilizando os mesmos como multiplicadores de políticas de saneamento educativas e incisivas. O apontamento das áreas de prioridade de intervenção também são um instrumento eficaz degestão do espaço. O cruzamento e agrupamento de informações espaciais traz um ganho de conhecimento maior que um estudo seccional de cada variável.