Paisagem e território no geoprocessamento – Ano 2022

• MAGALHÃES, Danilo Marques – Prof. Danilo Marques de Magalhães - Professor, Aluno de Doutorado
  • COSTA E SILVA, Daniel Lucas
  • Palavras-chave: Métricas de Paisagem; Ecologia da Paisagem; Sensoriamento Remoto; Geoprocessamento; Planejamento Territorial

O trabalho propõe a análise do grau de integridade dos fragmentos florestais da APASUL-RMBH por meio de métricas de paisagem. Foi realizada uma avaliação multitemporal, com intervalo de 25 anos de análise, com intuito de discutir a alteração na estrutura e na dinâmica da paisagem. Para isso, os fragmentos florestais foram mapeados por meio do NDVI a partir de imagens do satélite LandSat e os resultados foram analisados com Métricas de Paisagem utilizando-se o software Fragstats. É proposta a realização de uma síntese de diferentes métricas por meio da Análise de Multicritérios e os resultados representam o grau de integridade dos fragmentos florestais, que está relacionado às condições ecológicas desses fragmentos. Os resultados foram gerados para 6 datas, de 1992 a 2017, e permitem observar a redução da cobertura florestal, o aumento do isolamento dos fragmentos, o aumento do grau de fragmentação e do efeito de borda, bem como outros processos relacionados. A área de estudo é marcada por uma grande complexidade de usos e por diversos conflitos de interesses, sendo presentes as atividades minerárias, o capital imobiliário, as belezas cênicas e os mananciais de captação de água para abastecimento de parte da população da RMBH. Os resultados podem auxiliar na avaliação da dinâmica da paisagem e contribuir como base para o planejamento e gestão do uso sustentável nessa Unidade de Conservação.

DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5042216092

Link do livro completo: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/paisagem-e-territorio-no-geoprocessamento

Como citar: MAGALHÃES, Danilo M; COSTA e SILVA, Daniel L. Análise da evolução da fragmentação da paisagem na área de proteção ambiental sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APASUL-RMBH) com auxílio de métricas de paisagem. In.: LADWIG, Nilzo Ivo; SUTIL, Thaise; CONTO, Danrlei (Org.). Paisagem e território no geoprocessamento. Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. p. 12-30.

Prof. Danilo Marques de Magalhães
    Professor, Aluno de Doutorado