Dos signos figurativos aos abstratos na representação do relevo ao longo da história da cartografia: interpretação a partir da teoria da Gestalt

Rio de Janeiro, XXIII Congresso Brasileiro de Cartografia, 21-24 out., 2007. p. 2265-2273. – Ano 2007

• MOURA, Ana Clara Mourão – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • SANTOS, Márcia Maria Duarte
  • MIRANDA, Euda Helena
  • Palavras-chave: Cartografia Histórica, Teoria da Gestalt, Representação do Relevo.

Baixar uma cópia desta publicação

Documento no formato PDF
Formato do arquivo: Documento Adobe PDF
Tamanho do download: 1.426,47 KB

O principal objetivo deste trabalho é patentear a evolução das formas de representação da dimensão altimétrica da superfície terrestre, realçando alguns métodos e discutindo suas adequações e alcance, bem como suas limitações e as dificuldades apresentadas aos usuários dos mapas. Para cumprir esse objetivo são selecionados mapas, com diferentes representações do relevo, focando a região de Ouro Preto, área que vem sendo representada desde o século XVIII devido ao interesse econômico da exploração do ouro. Entre esses mapas, encontram-se representados os realizados a partir de métodos pictóricos e de hachuras, sombreamento plástico, curvas de nível e suas cores hipsométricas, até os recentes modelos digitais de elevação, elaborados a partir de isolinhas ou de dados matriciais, como é o caso da modelagem a partir do SRTM. A interpretação da eficácia do processo de comunicação dos mapas é orientada pela Teoria da Gestalt, escola alemã que se baseia no princípio da percepção visual, a partir das relações entre as partes e o todo de uma composição gráfica, analisando as relações de forma ou configuração, assim como as reações que elas provocam no olho humano.

Abstract (english text)

The main goal of the work is to produce a historical survey on the representation of topography along map history, as well as indicate methods, their adaptations, difficulties, and thus, the representation of topography. In order to achieve such goal the work selected maps with different representation of topography, according to the various methods, both old and current, for the region of Ouro Preto, area that has been represented since the 18th century, due to the economic interest of the extraction of gold. Herein are shown methods of pictorial representation, hatch, plastic shading, levels and their hypsometric colors, to recent digital elevation models treated from isolines or from matritial data, as it is the case of modeling from SRTM. For the interpretation of the process of communication of maps it is applied the Gestalt theory, German school that is based on the principle of visual perception from the relations between the parts and the whole of a graphic composition, analyzing the relations of form or configuration and the reactions they trigger upon the human eye.

Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA