GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica) – Ano 2018

• Rocha, Nicole A. – Profa. Nicole Andrade da Rocha - Profa. Faculdade Metodista Granbery - JF
  • CASAGRANDE, Pedro – Prof. Pedro Benedito Casagrande - Prof. Escola de Minas UFMG
  • Palavras-chave: Análise Combinatória, Análise Multicritérios, Pesos de Evidência, Evaluation Maps

A lógica do pensamento científico acerca das análises espaciais se baseia em processos de transformação, através das ações de decompor em variáveis os componentes principais que explicam a realidade e recompor em arranjos que expliquem feições desta mesma realidade em modelos que a traduzam segundo os objetivos de investigação. O objetivo deste artigo é demonstrar o potencial do uso de dois métodos de Análise Multicritério baseados em decomposição e composição: a Análise Combinatória que visa identificar as possíveis coincidências territoriais das variáveis; e a Pesos de Evidência que tem como objetivo gerar um índice classificatório relativo demonstrando um potencial espacial, no sentido de vulnerabilidade ou atratividade, através de um ranking de valores. O artigo esclarece quando cada processo é mais adequado segundo os objetivos do usuário, e demostra como podem ser criados os mapas de julgamento da realidade segundo algum aspecto de interesse. Esse mapas são a base para um estudo de Geodesign, como parte dos Modelos de Avaliação no contexto do framework proposto por Steinitz (2012). Como resultado o leitor é orientado sobre quando e porque escolher cada um dos métodos de combinação de variáveis.

Rocha, Nicole Andrade; Moura, Ana Clara M.; Casagrande, Pedro. Análise Combinatória e Pesos de Evidência na produção de Análise de Multicritérios em modelos de avaliação. GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica). Luján, Año 10, Número especial, 2018, Sección I: Artículos. pp. 49-74.

Disponível em:

The logic of scientific thinking about spatial analysis is based on processes of transformation, through the act of decomposing the main components into variables that explain reality and, the act of recomposing the variables in arrangements that explain the features of the same reality in models according to the research objectives. The purpose of this paper is to demonstrate the potential use of Multicriteria Analysis method based on decomposition and composition: the Combinatorial Analysis, that aims to identify the possible territorial coincidences of the variables; and the Weighted Sum that aims to create a classificatory index to show the potential spatial, identifying the vulnerability or attractiveness of the territory, through a ranking of values. The paper clarifies when each process is more appropriate to the user's goals and demonstrates how the reality judgment maps can be created according to the researcher's interest. These maps are the basis for a Geodesign study, as part of the Evaluation Models in the context of the framework proposed by Steinitz (2012). As a result, the reader is guided on when and why to choose each of the combination methods of variables.

Reference:

Available in: