Planejamento Urbano orientado ao clima: uma proposta metodológica

Paisagem e território no geoprocessamento – Ano 2022

Autores desta publicação

  • MELLO, Tiago Augusto G. – Tiago Augusto Gonçalves Mello - Ex-Bolsista IC-CNPq
  • MORAIS, Camila F. – Camila Fernandes de Morais - Aluna de Mestrado
  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • Palavras-chave: Zonas Climáticas Locais; Ilhas de Calor; Recomendações Climáticas

Baixar uma cópia desta publicação

Documento no formato PDF
Formato do arquivo: Documento Adobe PDF
Tamanho do download: 4,979 MB

Resumo da publicação

A questão climática tem se tornado de interesse global, colocada como responsabilidade de todos os países como um acordo coletivo e de interesse local para garantir a qualidade da vida urbana. Nesse sentido, o capítulo apresenta uma discussão inicial sobre o estado-da-arte da abordagem climática, com vistas a introduzir uma proposta metodológica de como projetar de modo orientado ao clima. A proposta se apoia no emprego de tecnologias de geoinformação, sobretudo o geoprocessamento e dados de imagens de satélite, de livre acesso.
Defende-se que a proposta de roteiro apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis, pois pode ser adotada em qualquer município ou área de caráter regional ambiental que tenha interesse em projetar para o clima. A proposta se apoia em procedimentos e técnicas acessíveis, com as limitações de escala temporal e espacial condicionadas às fontes dos dados, com possibilidades de melhoria para a escala local a partir de incorporações de medições mais robustas futuras, o que não diminui a importância do roteiro já apresentado, que é uma contribuição aos municípios que se interessem pelo tema. Na produção de mapas foram analisados: a consolidação da morfologia da cidade e sua vulnerabilidade à alteração; a caracterização de possíveis Zonas Climáticas Locais – LCZ; o efeito de Ilhas de Calor (ICs) segundo as Temperaturas de Superfície diurnas e noturnas; e foi proposto um Mapa de Recomendações para o Planejamento Climático Urbano.

DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5042216095

Link do livro completo: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/paisagem-e-territorio-no-geoprocessamento

Como citar: MELLO, Tiago A. G.; MORAIS, Camila F.; MOURA, Ana Clara M. Planejamento Urbano orientado ao clima: uma proposta metodológica. In.: LADWIG, Nilzo Ivo; SUTIL, Thaise; CONTO, Danrlei (Org.). Paisagem e território no geoprocessamento. Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. p. 71-95.

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA
  • Camila Fernandes de Morais
    Camila Fernandes de Morais
    Aluna de Mestrado
  • Tiago Augusto Gonçalves Mello
    Tiago Augusto Gonçalves Mello
    Ex-Bolsista IC-CNPq