Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero – Ano 2022

• MOTTA, Silvio R F – Prof. Silvio Romero Fonseca Motta - Professor, Pesquisador Geodesign MP
  • PELLEGRINO, Paulo R. M.
  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • Palavras-chave: Modelagem Paramétrica; Percursos Resilientes; Quadrilátero Ferrífero

O capítulo apresenta um estudo de aplicação de processos paramétricos para busca de soluções resilientes no projeto da paisagem. O problema escolhido para o estudo foi a otimização de um percurso resiliente no Quadrilátero Ferrífero, considerando sua paisagem, seus fenômenos diversos, suas interações, e o nível de importância de cada fenômeno para a definição do percurso. Assim, foi feita uma fundamentação teórica sobre processos paramétricos e análise multicritério, seguido do desenvolvimento de um algoritmo para uma ferramenta paramétrica. O algoritmo é um modelo dinâmico que faz a leitura dos fenômenos georreferenciados no território e permite a escolha pelo usuário dos critérios para a otimização. O usuário pode ser projetista ou pessoa do local e tem a liberdade de definir fenômenos a considerar, seus níveis de importância, pontos de interesse do percurso. Para realizar uma prova de conceito (proof of concept) da metodologia proposta foi otimizado um percurso para quatro cenários diferentes, com vistas a demostrar o potencial da simulação i f-then (criação de cenários) como recurso de suporte a decisões sobre futuros alternativos para um território. Por fim, é feita uma discussão dos resultados observados e da importância do conhecimento e entendimento dos fenômenos da paisagem e suas relações ecossistêmicas para o planejamento e projeto eficazes e resilientes das paisagens. Como prova de conceito, o artigo contribui para a defesa e ilustração do potencial de aplicação de modelagem paramétrica no planejamento da paisagem.

Como citar:
MOTTA, Silvio R. F.; PELLEGRINO, Paulo R. M; MOURA, Ana Clara M. Processos Paramétricos para otimização de percursos resilientes no Quadrilátero Ferrífero. In.: MOURA, Ana Clara M. (Org.). Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 251-278. DOI: 10.51795/9786526500675

Disponível em:

Prof. Ana Clara Mourão Moura