Quadrilátero Ferrífero: um caso emblemático para o Geodesign

Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero – Ano 2022

As tecnologias de geoinformação, muitas vezes agrupadas no termo geoprocessamento, têm produzido avanços expressivos no que tange à produção de dados e informações, à construção de análises diagnósticas e prognósticas por combinação de variáveis e promoção de simulações de cenários. O Geodesign vem contribuir no emprego de métodos e técnicas para a etapa propositiva, quando diferentes atores da sociedade elaboram ideias para seus territórios. Por alguns anos o Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da UFMG elaborou dados e promoveu workshops de Geodesign para estudos sobre o Quadrilátero Ferrífero, área de conflitos de interesse (econômico, habitacional, cultural e ambiental) localizado no coração do estado de Minas Gerais. O presente capítulo relata as experiências de aplicação do método de Geodesign na área, segundo eixos de investigação diferentes e, sobretudo, a etapa de síntese de proposições. O estudo apresenta diferentes frameworks e possibilidades de trabalho, e faz discussões sobre suas assertividades e limitações. Finalmente, o capítulo explica as motivações que fizeram com que o mencionado grupo de estudos decidisse por trabalhar com o tema das Unidades de Paisagem, um dos eixos principais da presente publicação.

MOURA, Ana Clara M.; FREITAS, Christian R.; ZYNGIER, Camila M.; CASAGRANDE, Pedro B.; SENA, Ítalo S.; MORAIS, Camila F.; CONTI, Alfio; FONSECA, Bráulio M.; CAMARGOS, Lourdes M. Quadrilátero Ferrífero: um caso emblemático para o Geodesign. In.: MOURA, Ana Clara M. (Org.). Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 85-108. DOI: 10.51795/9786526500675

Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/unidades-de-paisagem-e-geodesign-no-quadrilatero-ferrifero/

Prof. Bráulio Magalhães Fonseca
    Professor e Pesquisador Geodesign