Tecnologia de Geoinformação na Identificação de Lugares Ótimos para Lazer e Cultura em Divinópolis, MG: Uma Abordagem Didática

Revista Brasileira de Cartografia – Ano 2024

Autores desta publicação

  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • MARINO, Tiago Badre
  • LOPES, Fernanda Carvalho
  • Palavras-chave: Escuta cidadã; Análise Multicritérios; VGI; Geoprocessamento

Baixar uma cópia desta publicação

Documento no formato PDF
Formato do arquivo: Documento Adobe PDF
Tamanho do download: 1,940 MB

Resumo da publicação

Apresenta tecnologias de geoinformação como ferramentas para análise das dinâmicas urbanas na cidade de Divinópolis, localizada no centro-oeste do estado de Minas Gerais, de forma a compreender as potencialidades existentes no município para o estímulo ao desenvolvimento dos setores de lazer e cultura. Inicialmente realiza caracterização espacial na área municipal, seguida do detalhamento no recorte da mancha urbana. Mapeia condições ambientais, culturais, históricas, econômicas e sociais, a fim de identificar possíveis carências e pontos de interesse para o desenvolvimento de propostas de requalificação urbana e revitalização dos espaços de uso público para a população. Inova no método de trabalho, pois aplica o roteiro: 1) caracterização segundo variáveis principais por geoprocessamento; 2) coleta de opinião cidadã por mapeamento voluntariado por VGI – Volunteered Geographic Information; 3) integração de variáveis por Análise de Multicritérios para análise técnica das áreas com potencialidade (indicação) e vulnerabilidade social (necessidade); 4) comparação do resultado da escuta cidadã com abordagem técnica de indicação de lugares ótimos; 5) escolha da área de projeto e desenvolvimento de proposta de desenho urbano. O trabalho é uma contribuição metodológica para atuações técnicas de interesse em ações de combinação do pensamento do cidadão e do planejador. As abordagens se colocam como referência para o ensino do papel do arquiteto urbanista ou geógrafo como um decodificador da vontade cidadã e orquestrador de análise técnica, seguido de atuação autoral no desenho de propostas. As práticas foram desenvolvidas no âmbito de atividades didáticas na EA-UFMG, se constituindo como uma contribuição à formação do arquiteto-urbanista ou geógrafo.

Como citar: MOURA, Ana Clara M.; MARINO, Tiago B.; LOPES, Fernanda C. Tecnologia de Geoinformação na Identificação de Lugares Ótimos para Lazer e Cultura em Divinópolis, MG: Uma Abordagem Didática. Revista Brasileira de Cartografia, v.76, 2024, p. 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/rbcv75n0a-69261

Disponível em: https://doi.org/10.14393/revbrascartogr

Abstract (english text)

It presents geoinformation technologies as tools for analyzing urban dynamics in the city of Divinópolis, located in the center-west of the state of Minas Gerais, in order to understand the potential existing in the municipality to stimulate the development of the leisure and cultural sectors. Initially, it performs spatial characterization in the municipal area, followed by detailing the urban area. It maps environmental, cultural, historical, economic and social conditions, in order to identify possible needs and points of interest for the development of proposals for urban requalification and revitalization of spaces for public use for the population. It innovates in the working method, as it applies the script: 1) characterization according to main variables using geoprocessing; 2) collection of citizen opinion through voluntary mapping by VGI – Volunteered Geographic Information; 3) integration of variables through Multicriteria Analysis for technical analysis of areas with potential (indication) and social vulnerability (need); 4) comparison of the results of citizen listening with a technical approach to indicating optimal places; 5) choice of project area and development of urban design proposal. The work is a methodological contribution to technical actions of interest in actions combining citizen and planner thinking. The approaches serve as a reference for teaching the role of the urban architect or geographer as a decoder of citizen will and orchestrator of technical analysis, followed by authorial action in the design of proposals. The practices were developed within the scope of teaching activities at EA-UFMG, constituting a contribution to the training of architect-urban planners or geographers.

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA